Amido Resistente Para Perder Peso E Melhorar Sua Saúde

A maioria dos carboidratos na dieta ocidental são amidos.


O amido é encontrado em grãos, batatas e outros alimentos.


Há uma parte do amido que não é digerido em sua passagem no trato digestivo. Isto é, é resistente à digestão.


Este tipo de amido resistente à digestão é chamado de “amido resistente”.


Este tipo de amido não digerido completamente, pelo que a sua acção se comparado com a fibra.


Vários estudos têm econtrado que este tipo de amido pode ter benefícios surpreendentes para a saúde.


O amido resistente pode ajuda a melhorar a digestão, a sensibilidade à insulina, baixar os níveis de açúcar, etc. (1)


Tipos de amido resistente:


Destacam-se quatro tipos de amido resistente



  • RS1: O amido não digerível (está protegido por paredes celulares vegetais): encontra-se em alimentos como legumes, sementes e cereais.

  • RS2: Conteúdo nas batatas ou batatas, banana verde (farinha), uma variedd de milho rico em amilosa), em geral, é indigerível, isso devido ao seu alto conteúdo em amilosa. Se você vai cozinhar a altas temperaturas é feito um amido digestível.

  • RS 3: Conhecido como amido retrogradado, isto como resultado do tipo de cozimento que se lhes dê, por exemplo, forma-se quando certos tipos de amido com aquecidos e, em seguida, refrigerado. Também produzido a partir de milho modificado (Novelose).

  • RS4, e Outro, que atualmente tem muito crescimento, é o que quimicamente alterado, conhecido como “amido artificial”

Além disso, é importante mencionar, que os amidos presentes nos hidratos de carbono, têm uma classificação que se deu de acordo com a sua digestibilidade. Estes são divididos em dois grupos:



  • Carboidratos digeríveis (glucémicos, disponíveis): estes são o que mais abunda, são a maioria dos amidos e açúcares, que são digeridos, absorvidos de forma imediata, e utilizados como principal fonte de energia, seja a curto prazo ou podem ser armazenados.

  • Carboidratos não disponíveis (não digeríveis, não glucémicos): aqui entram a fibra alimentar, amido resistente. Caracterizam-Se por não fornecer energia de forma imediata, isto é, não são uma fonte de energia a curto prazo. Têm um grande efeito de benefício a nível fisiológico.

Como é que funciona o amido resistente?:


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O amido resistente foi identificado nos anos 80. Um método padrão in vitro, tais como identificação do amido resistente (2002), no entanto, após este tempo, em 2004, atribuiu-lhe o nome com o que se conhece agora, resistant starch em inglês.


Este tipo de amido destaca-se por várias características, as mesmas que foram destaque por ser boas para melhorar a saúde do organismo.



  • O amido resistente pode ser classificada como uma fibra dietética

  • Este tipo de amido tem a característica de não digerirse totalmente pelo organismo

  • Seu modo de agir dentro do corpo é muito semelhante à fibra

  • Ao entrar no organismo, alimenta as bactérias intestinais

  • Demanda um grande trabalho digestivo do organismo

  • Promove a flora colonica e a evacuação

  • Não é absorvida totalmente

  • Propicia a fermentação produzida no intestino, e dada a sua escassa absorção, pode ajudar como apoio para perder peso

O amido resistente você pode ajudar a perder peso ao ajudar a reduzir a fome


amido-resistente-3


O amido resisnte tem menos calorias do que o amido regular, tem a metade das calorias.


Adicionar amido resistente, a sua dieta pode ajudar a reduzir o seu apetite ao aumentar a sensação de satisfação mais rapidamente e com menos comida. Isso te faria comer menos e perder peso mais rápido.


O amido, por si só, não ajuda muito a perder peso, apenas torna mais fácil seguir algum tipo de dieta.


O amido resisnte é um incrível alimento para o sistema digestivo que pode ajudar a reduzir o risco de câncer de cólon


Quando comemos amido resistente termina no nosso intestino grosso.


Daí as bactérias boas (no intestino há mais boas bactérias do que células, há 9 bactérias por cada célula, somos mais bactéria do que humanos no intestino grosso), digerem e o transformam em ácidos graxos de cadeia curta. (2)


O ácido de cadeia curta são mais importante é o butirato.


O butirato é a melhor fonte de energia para controlam células que revestem o cólon.


O amido resistente alimenta as bactérias boas do intestino e as células do tubo digestivo.


O amido resisnte ajuda a reduzir a inflamação e o pH do intestino gureos, isso pode ajudar a reduzir o risco de cancro colorectal, um câncer mais comuns. (3) (4)


O amido resistente tamibén pode ajudar a tratar doenças inflamatórias, como a colite ulcerosa, doença de Chron, constipação, diverticulite, etc. (5)


Ainda faltam muitos estudos bem feitos para poder recomendar o amido resistente como tratamento ou prevenção para essas doenças, atualmente, só existe a possibilidade de que ele poderia ajudar.


Outros Benefícios do amido resistente que melhoram a saúde:


Uma vez que se tem um panorama mais amplo. Assim como mais informações sobre os tipos de efeitos e amido resistente. Agora é conveniente conhecer os benefícios que tem para melhorar a saúde do organismo:



  • Pela forma em que actua no corpo, o amido resistente é considerado benéfico por ao passar pelo processo de digestão não se altera e tem uma boa atividade a nível de probiótico

  • Ao melhorar a função intestinal e promover a quantidade de bactérias no intestino, melhor a absorção de minerais, modula a produção de neuropeptídeos, hormônios reguladores do apetite

  • Poderia prever o desenvolvimento de infecções a nível intestinal, assim como o câncer de cólon, já que regula o pH do intestino, evita a proliferação de bactérias patogênicas

  • Tem propriedades anti-inflamatórias

  • Dentro de uma dieta equilibrada e saudável, recomenda-se incluir alimentos que forneçam amido resistente

  • O amido resistente melhora o metabolismo

  • Melhora a sensibilidade à insulina, reduz os níveis de glicose no sangue após a refeição

  • Melhora e fortalece o sistema imunológico

  • Aumenta o valor nutricional dos alimentos

  • Dá efeito laxante

Sem dúvida, acrescentar alimentos ou formas para poder obter amido resistente na dieta diária, trará muitos benefícios para melhorar a saúde geral do organismo.


Como vimos, principalmente, a nível intestinal, é um grande benefício para o corpo. Já que se podem prevenir uma série de infecções e doenças relacionadas com isso.


Além disso, também ajuda a manter um bom funcionamento do corpo, melhorando a saúde cardiovascular, promovendo o melhor aproveitamento dos nutrientes obtidos de outros alimentos. Etc.


amido resistente-alimentos


Quais os alimentos que contêm amido resistente?


É importante saber onde se pode encontrar ou obter de forma natural, você pode encontrá-lo em:


Alimentos:



  • Grãos: arroz integral, arroz (sushi)

  • Cereais: aveia

  • Legumes: feijão, grão-de-bico, feijão, lentilha, feijão brancas, etc.

  • Massas

  • Bananas

  • Milho

  • Batatas

  • Camotes

Produtos elaborados com amido resistente:


Atualmente, estão disponíveis produtos elaborados com amido resistente. Uma das marcas mais comercializadas é Hi-maize (amido resistente RS2) elaborado com 80% de amilosa e um grande percentual também} de fibra natural.


Este tipo de produtos foram elaborados para poder ser acrescentados ou ser usado como ingrediente na preparação de pães, massas, cereais, etc.


Além disso, estão disponíveis produtos de amido resistente RS3 embora com um aporte de fibra menor que o anterior. Geralmente são produtos derivados de amido de milho, tapioca cozido.


Como aumentar o amido resistente à dieta diária?


Para poder desfrutar de todos os benefícios do consumo de amido resistente, existem várias formas.



  • Pode elevar ou consumir com maior frequência os alimentos que já se sabia que, naturalmente, trazem amido resistente

  • Outra forma é modificando o cozimento de determinados ingredientes, como resultado adicionam amido resistente.

  • Consumindo alimentos que foram arrefecidos, posteriormente, como o arroz, massas, batatas, arroz, o que facilmente se podem preparar receitas frio

  • Pode-Se consumir as massas e arroz al dente e deixe esfriar

amido resistente-cozedura


Ingestão recomendada:


Alguns estudos têm revelado que, de acordo com o método ou técnica usada para preparar os alimentos, de fato influenciam a quantidade de amido resistente que se ingere.


Embora não haja uma quantidade de amido resistente, indicada como um guia, se é importante que sempre sejam levadas em conta as porções que se ingerem.


O melhor é combinar alimentos ricos em amido resistente, juntamente com outros, como frutas e vegetais, alimentos de origem animal, produtos lácteos, etc.


Alguns organismos como a Commonwealth Scientific and Industrial Research Organization sugere como ingestão de amido resistente, pelo menos cerca de 20 gramas, isso, para poder obter benefícios para a saúde intestinal.


Em questão de calorias, se pensa que contribuem com cerca de duas calorias por cada grama de amido resistente, mas com certeza não se sabe isso, sua ingestão calórica, se é menor que o dos amidos digeríveis ou glucémicos.


Ideias erradas sobre o amido resistente:


É importante deixar para trás alguns mitos ou idéias, que costumavam fazer-nos pensar que o consumo de alimentos com amido poderia pôr em risco o nosso peso, e, portanto, deixá-los fora da dieta diária.


Como foi visto, embora a ciência ainda continua estudando sobre os benefícios do amido resistente, sem dúvida, acrescentar alimentos ricos neste tipo de amido são de grande ajuda para melhorar a saúde e prevenir doenças.


Algumas recomendações:


Para poder aproveitar ao máximo os benefícios que tem o amido resistente é importante que você siga em geral um estilo de vida saudável:



  • Acrescenta e prepare receitas que incluam o consumo de amido resistente, não faltam ideias, apenas use a sua criatividade, as saladas são uma boa opção

  • Como sugestão inclui e incorpora um pouco de amido resistente, no café da manhã, isso, para poder ter um melhor aproveitamento dos benefícios e, assim, melhorar a sua saúde

  • Começa de forma gradual para aumentar o amido resistente, isto para evitar efeitos secundários, tais como flatulência, etc.

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