Óleos Essenciais Para Perder Peso: O Guia Definitivo

Muitas pessoas querem aprender como queimar gordura e perder peso rapidamente, mas de forma eficaz e segura.


E apesar de um bom plano alimentar e exercício físico são essenciais para perder peso e manter um bom estilo de vida saudável, muitas vezes nos esquecer de focar na parte psicológica e fisiológica , os quais podem ser um fator decisivo na hora de perder peso.


Qualquer pessoa que tenha perdido peso, sabe perfeitamente bem que é uma batalha entre o corpo e a mente, entender nossa genética, a química do cérebro, hormônios, as emoções e o meio ambiente.


Também quero avisar que quando você começar a usar os óleos essenciais não vai perder 10, 15 ou 25 quilos. Mas você definitivamente vai ajudar a perder alguns quilos, além de dar suporte para o seu corpo, a sua mente e ajudá-lo a perder os quilos extras.


Como funcionam os óleos essenciais


Os óleos essenciais são líquidos hidrofóbicos formados por compostos aromáticos em alta concentração, que pode ser fabricada com todas as plantas, e cujas propriedades vão depender da planta escolhida. Em alguns casos, pode ser a partir das folhas, as flores, raízes, etc., Seus usos medicinais remonta a mais de 6.000 anos, mas hoje em dia sabemos que, do ponto de vista científico como funcionam.


Durante milhares de anos, os antigos egípcios, chineses, romanos, gregos e culturas índias utilizavam os óleos essenciais com fins medicinais, cosméticos e espiritualmente, a investigação científica, obteve resultados promissores sobre os benefícios fisiológicos, das propriedades curativas e as alterações de humor que podem produzir os óleos essenciais.


A aromaterapia, em particular, estimula as partes do cérebro que tem um impacto positivo sobre os estados físicos, mentais e emocionais. O nariz humano pode detectar um trilhão de cheiros diferentes, e as glândulas olfativas são capazes de interagir quase de imediato com a amígdala e o hipocampo do cérebro – a glândula responsável pelas emoções humanas e da memória.


A inalação das moléculas através do nariz também se comunica com os receptores cerebrais que controlam a pressão arterial, a freqüência cardíaca, os níveis de stress, a falta de concentração, o aprendizado, o prazer e a motivação.


Já sabe que a aromaterapia pode ser um tratamento eficaz para a ansiedade e desequilíbrio hormonal. Mas não há substituto para a dieta e o exercício, a aromaterapia pode te dar um reforço psicofisiologico que vai te ajudar a vencer a ansiedade durante o seu período de adaptação à dieta.


Se o seu lutas contra os ataques de ansiedade que se refletem em ataques de comida, falta de motivação, metabolismo lento, o desejo repentino de doces ou um estado de ânimo depressivo, usar óleos essenciais pode ser uma peça chave para vencer esses obstáculos e ajudá-lo a perder gordura.


O Guia Completo de Óleos Essenciais Para Perder Peso


Você também pode usar os óleos essenciais sobre a sua pele e obter resultados impressionantes, já que os aceiten são absorvidos pela pele e ajuda a eliminar a gordura de seu corpo. Os óleos essenciais que são usados para perder peso, agem de modo diferente em cada caso, mas praticamente todos eles alteram os níveis hormonais e acalmam a ansiedade. Se você já tentou perder peso sem sucesso, quase com segurança lhe disseram que seu metabolismo é muito lento, devido aos seus hormônios. Aqui você tem uma forma natural de ativá-los sem correr riscos.


Também te vão ajudar a controlar a ansiedade, que nos faz parar a cada 5 minutos para abrir a geladeira e comer um sanduíche.


Como usar os óleos essenciais para perder peso


Existem formas diferentes de usar os óleos essenciais, por isso que você pode escolher as que lhe for mais adequada. No entanto, há algumas coisas que você deve saber antes de começar:



  • Se vai aplicar sobre sua pele, você deve diluir o óleo essencial em outro óleo portador, devido a que a concentração é muito alta. Por exemplo, você pode diluir algumas gotas do óleo essencial que você escolheu para dar uma massagem, óleo de oliva, que também tem muitas propriedades.

  • Antes de aplicar uma massagem com um óleo essencial, você deve testá-lo em uma pequena área para ver se não se produz uma reacção alérgica. Deixar algumas horas e se nada aconteceu, você já pode lhe dar uma massagem.

  • Se você utilize um óleo essencial cítrico (laranja, limão, etc.) sobre a pele, não deve também a exposição ao sol por pelo menos 18 horas, pois, do contrário, podem ocorrer manchas.

Como aplicar os óleos essenciais:



  1. Abre o frasco do óleo essencial escolhido, e inalado pelo nariz diretamente a partir dela, durante 5 minutos.

  2. Use um difusor de aromaterapia e aromatiza todo o ambiente. Simplesmente ficar nesse lugar receberá uma quantidade suficiente de óleos essenciais. O ideal: chegar a casa e liga a sua difusor. Não é necessário estar contando as horas ou minutos, inicia-se no ambiente onde você vai ficar mais tempo.

  3. Usa um colar de aromaterapia que vendem em lojas especializadas.

  4. Esta é a minha forma preferida: prepare um banho de imersão com água quente e adicione algumas gotas de óleo essencial. O ideal é ficar meia hora, por isso coloque uma boa música e relaxar.

  5. Dilui o óleo como temos indicado e aplicado com uma massagem em todo o corpo. Você também pode fazê-lo somente em áreas com maior acúmulo de gordura.

Os melhores óleos essenciais para perder peso


1.- Óleo essencial de grapefruit


toranjaGeralmente o óleo de toranja é usado como anti-séptico e desinfetante, O aroma deste óleo é muito doce e agradável, que é um prazer usá-lo. Tem propriedades muito importantes que ajudam a perder peso.


Propriedades do Óleo de Toranja



  • Ataques de ansiedade

  • Acelera o metabolismo

  • Aumenta a energia

  • Reduz a acomulación de gordura abdominal.

O mais importante é que tira a ansiedade de estar comendo o tempo todo. Você acalma a ansiedade, ajuda-nos a comer pequenas porções e coisas mais saudáveis durante todo o dia.


No entanto, sua ação fundamental se deve a sua capacidade de acelerar o metabolismo, o que fará com que quemes gordura com facilidade. Cientificamente se sabe de forma detalhada como ele age. As investigações demonstraram que o óleo de toranja contém nootkatona, uma substância que estimula uma enzima, a AMPK, que é a sua vez é quem acelera as reações químicas do seu corpo, em especial do cérebro, fígado e músculos esqueléticos. Assim, ajuda a aumentar a resistência durante o exercício. Em outras palavras, você sentirá menos fome, queimar mais gordura, e tolerarás muito melhor o exercício, que é essencial para alcançar as nossas metas.


Em outro estudo realizado, se expôs a roedores ao óleo de toranja 3 vezes por semana em períodos de 15 minutos. O resultado foi uma redução de apetite e perda de peso. Pensa-Se que foi o limoneno – o principal componente do grapefruit – que levou a lipólise, o processo através do qual a gordura corporal e as proteìnas se decompõem e se dissolvem.


2.- Óleo essencial de limão


azeite-de-limão


O óleo essencial de limão de boa qualidade é o que se realiza com o prensado a frio das cascas do limão.


Que propriedades tem o óleo essencial de limão



  • Suprime o aumento de peso

  • Aumenta a energia

  • Melhor o estado de ânimo

  • Alivia a Dor

Age suprimindo a vontade de comer e aumentando o nível de energia. Melhora tu humor, o que permite levar muito melhor tu dieta e exercício físico. Sua ação no cérebro, por outro lado, melhora as funções cognitivas. Melhora a concentração e a capacidade de trabalho intelectual. Alguns estudos têm encontrado que a utilização de óleo de limão com óleo de toranja aumenta a lipólise.


O óleo de limão estimula o seu humor, é muito recomendável para aliviar os pensamentos negativos, já que o cheiro de limão provoca uma mudança de humor. Também aumenta os níveis de norepinefrina, um hormônio do estresse e um neurotransmissor que é ele responsável pelo mecanismo de defesa do homem. Em consequência, a noradrenalina aumenta o oxigênio no cérebro para melhorar a função cognitiva e aumenta o ritmo cardíaco e o fluxo sanguíneo que permite que os músculos trabalhar mais rápido e melhor.


O limão possui uma substância que se chama limonelo, a qual tem uma ação extremamente efetiva queimando as gorduras. Serve também como analgésico, que alivia as dores musculares, isso nos ajuda a aumentar a tolerância ao exercício.


3.- Óleos essencial de hortelã-pimenta


azeite-de-hortelã


Fresca, e bastante intensa, o óleo de hortelã-pimenta contém mentol que tem um efeito calmante.


Propriedades do Óleo de Hortelã-pimenta



  • Aumenta a energia e o estado de alerta mental

  • Eleva o estado de espírito

  • Ajuda a digestão

  • Reduz o apetite

Contém cerca de 70% de mentol, hortelã e tem sido usado como uma planta medicinal por séculos para tratar a indigestão


O óleo de hortelã-pimenta é eficaz para relaxar os músculos, e quando é usado com o óleo de alcaravia, verificou-se que pode aliviar os músculos do estômago, reduzindo a hinchazaon e melhorar o fluxo de bile, isso permite que o sopro passe através do corpo mais rápido.


Em um experimento onde se comparou o óleo de ylang-ylang e o óleo de hortelã-pimenta, verificou-se que os voluntários que inhalaban mentol estavam mais alerta, melhoraram sua memória e estavam mais calmos do que aqueles que usaram ylang-ylang.


O óleo de hortelã-pimenta também é um supressor natural do apetite. Em um estudo de 2008, intitulado “Efeitos do óleo de hortelã-pimenta no controle do apetite e redução da ingestão calórica”, os participantes que inhalaron o azeite e hortelã a cada duas horas relataram menores níveis de fome e, portanto, consumiram menos calorias.


4.- Óleo essencial de canela


canelaEste óleo com aroma doce e quente se obtém tanto a casca como as folhas da árvore da canela.


Propriedades do óleo de canela



  • Melhora a sensibilidade à insulina

  • Regula os níveis de açúcar no sangue

  • Reduz a inflamação

A canela age aumentando a sensibilidade à insulina. A insulina é um hormônio que tem como função permitir que a glicose nas células e é aí que está a ser usado (a glicose é a principal fonte de energia das células) ou armazenada. É algo assim como a chave que abre a porta para a glicose para as células. Às vezes ocorre que as células se tornam resistentes à insulina, como se essa chave que antes abria agora o faz com muita dificuldade. Estes produz um aumento dos depósitos de gordura (o que por sua vez também aumenta a resistência à insulina e aumento do açúcar no sangue, o que é chamado de diabetes.


O óleo de canela repara essa “chave” que não funcionava bem, de modo que a célula torna-se novamente sensível à insulina.Em suma, isto leva à redução dos níveis de glicose no sangue e a uma diminuição da formação de depósitos de gordura no corpo.


Até 25% dos americanos se vêem afectador síndrome metabólico, isso cria uma intolerância à glicose, obesidade abdominal, resistência à insulina, hipertensão arterial, açúcar no sangue e de colesterol no sangue. Foi demonstrado que o extrato de canela, pode inibir a produção de células inflamatórias, o que pode ser um fator importante para a prevenção do aumento de peso.


5.- Óleo essencial de bergamota


bergamotaO aroma de laranja e a bergamota é uma mistura complexa, com notas doces, com espécies e picante.


Propriedades do óleo de bergamota



  • Melhora o humor da pessoa

  • Aumenta a energia

A ansiedade e a depressão pode nos orillar a comer emocionalmente, isto pode dar lugar a uma sensação de prazer e alívio imediato, mas, ao final, vamos nos sentir culpados por comer compulsivamente.


A essência de bergamota oferece uma maneira de quebrar o círculo vicioso que faz com que o comer por ansiedade. Um estudo recente analisou os efeitos que produzem 15 minutos de aromaterapia com óleo de bergamota. Não só os participantes melhoraram as suas emoções positivas, se não que também aumentaram a sua energia, os pesquisadores concluíram que o óleo de bergamota nos dá uma vantagem fisiológica instantâneas.


Para medir o estresse de forma mais eficaz, se tomaram amostras de saliva e mediram os níveis de cortisol – um hormônio que é liberado em resposta ao estresse – e descobriu que aqueles que inhalaron óleo de bergamota tinham níveis mais baixos de cortisol.


6.- Óleo essencial de erva-doce


O óleo essencial de erva-doce, com o característico aroma doce e terroso, é produzido a partir das sementes de funcho. Na Idade Média usavam as sementes diretamente em dias de jejum religioso, para suportar a fome.


Propriedades do óleo de Erva-doce:



  • Melhora a digestão

  • Suprime o apetite

  • Reduz as chances de ganhar peso

  • Te ajuda a dormir melhor

O funcho é famoso por suprimir o apetite e reduzir o ganho de peso. Isso se deve ao seu alto conteúdo de melatonina, um hormônio que regula os ciclos diários de nosso organismo (vigília-sono). Você tem um sono muito mais eficaz e profundo.


O ponto é que reduz a formação de depósitos de gordura de armazenamento (gordura branca) e aumenta a formação de gordura marrom, que é usado rapidamente como fonte de energia. Por esse motivo é que não se está ganhando peso. Foram realizados estudos em ratos submetidos a aromaterapia com erva-doce, duas vezes ao dia, durante 10 minutos, o que mostrou uma ingestão de calorias muito menor, uma digestão mais rápida e menor ganho de peso.


Fabrica em casa as suas próprias misturas de óleos essenciais para perder peso


Você pode potencializar as ações destes óleos essenciais, criando misturas. Vejamos alguns exemplos:


Mistura para massagem redutor


Misture meia xícara de óleo de amêndoas com 5 gotas de óleo essencial de grapefruit, 5 gotas de óleo essencial de limão e 5 gotas de óleo essencial de cipreste.


Mistura anti-celulite


Primeiro escolha um óleo portador, como pode ser o óleo de oliva. Em seguida, adicione 10 gotas de óleo essencial de grapefruit, 5 de óleo essencial de alecrim, duas gotas dos óleos essenciais de cipreste, hortelã e gengibre. Só resta dar-lhe uma massagem diária com esta mistura nas zonas com problemas.


Conclusões


Usar os óleos essenciais para perder peso é uma forma eficaz e inteligente de potencializar os efeitos da dieta e do exercício, que sabemos que são necessários, mas quase nunca o suficiente para conseguir perder muito peso e não recuperá-lo. Você deve procurar o que mais seja eficaz no seu caso, de acordo com o seu gosto e condição pessoal (se precisar de normalizar o açúcar no sangue, dormir melhor, etc).
Em todos os casos, sempre que você iniciar um método de perda de peso, consulte o seu médico para que seja ele quem avalie o seu caso em particular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *